sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vamos começar falando algo importante: movimentar a figura.
É comum quem está começando a desenhar fazer apenas pessoas em pé, totalmente estáticas. Por mais que o desenho fique bem-acabado, detalhado e bonito, veja que ele fica bem limitado em relação à infinidade de movimentos que o corpo humano consegue fazer. 1 posição de infinitas que podemos realizar realmente é um número baixo, não?
Quando se desenha, o importante é perder essa "barreira" e tentar inventar.
Algumas vezes é melhor você fazer 200 desenhos tentando uma pose que achou legal, mas é difícil, e errar do que fazer só 1 naquela pose que você já sabe de cor e tem certeza que vai ficar bom. Por isso, a primeira dica aqui é: coloque movimento no seu personagem!


Quando eu falo em movimentar
talvez você esteja pensando numa figura
em total movimento, como esta:



Esse é um exemplo muito bom para treinar. Mas movimentar o personagem não é necessariamente colocar em deslocamento, o importante é mexer os músculos. Por exemplo, mesmo uma pessoa em pé parada você pode colocar algum movimento:

Veja que no exemplo ao lado a coluna do personagem faz um S e a cabeça está levemente inclinada. Repare também nos gestos do personagem. Só esses detalhes já tiram aquela sensação de "clipart repetido" do seu desenho.


Se tiver alguma dificuldade de pensar em alguma pose legal, você pode usar uma foto. Não falo de copiar ou fazer um retrato fiel ao da pessoa da foto, mas sim de aproveitar a pose:

Nenhum comentário:

Postar um comentário