segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O corpo mangá



O corpo mangá pode seguir 3 escalas: de 6, 7 e 8 cabeças. Estas determinam o tamanho e proporções do corpo de um modo simples. Exemplo de 7:

Os corpos seguem regras, apesra de homens e mulheres terem corpos diferentes a partir dos 9 anos, mais ou menos. Em comum, a cintura pode ser mais alta ou baixa, sendo que o nível dos joelhos desce ou sobe conforme esta. Os braços estendidos chegam a meio da coxa. Um pé é do tamanho da cara e do antebraço, e a mão ocupa cerca de 3/4's. A coxa/parte superior da perna é do tamanho do tronco, mas a parte inferior é ligeiramente mais curta. Como diferenças, o corpo das mulheres são mais delgados e tem mais curvas que o dos homens, nos seios, pernas, anca... As mulheres têm anca larga e os homens estreita. Os ombros das mulheres têm duas cabeças (em largura) e os homens de 2,5 a 3.





















Isto é, obviamente, o corpo de mulher. Penso que serviu para provar o que dizia. Agora o homem, que está em 3/4's uma vez que não desenhei a mulher nessa posição. Ver por baixo da última figura da mulher. Mais pormenor? Então ir aqui: http://idiotsguides.com/static/quickguides/artphotography/how_to_draw_manga_basic_male_body_shapes.html
E agora roupa!:
Convém saber que a roupa faz curvas e se ajusta ao corpo, mais ou menos dependendo do tipo de roupa. Exemplo:

Ufa! Acho que chega...

Mãos e pés: Uma vez que a maior parte das pessoas tem dificuldade em fazer as mãos e os pés, vou tratar em separado do corpo. Não esquecer que ocupa 3/4's da cara. Exemplos:


E talvez seja interessante saber o básico sobre o corpo, ou seja, ter uma ideia de como são os músculos e o esqueleto a um nível relativamente simples:

Nenhum comentário:

Postar um comentário