sexta-feira, 21 de setembro de 2012

É comum uma pessoa que quer desenhar procurar algum material didático para ter alguma orientação inicial. A maioria dos livros e revistas que ensinam desenho costumam mostrar a seguinte forma de esboçar:.
Mas muitas vezes é difícil de entendê-la e como usar na hora de fazer o rosto e como encaixar o desenho nela, não é mesmo?
Vamos entender melhor: o rosto divide-se em 4 partes iguais. Se você traçar 3 linhas horizontais para dividir o rosto em 4, elas vão passar na altura do nariz, na altura dos olhos e onde termina a testa.
O formato da cabeça é oval. Para esboçar, desenhe um círculo e faça um prolongamento para baixo, que corresponde ao maxilar e vai até o queixo. Lembra que o rosto divide-se em 4 partes? 3 dessas divisões correspondem ao círculo e 1 delas ao prolongamento, ou seja: depois que desenhar o círculo, faça um prolongamento que mede um terço da altura do círculo.

Nos livros essas divisões são mostradas porque são didáticas. Repare quantas informações tiramos delas! Servem de guia para sabermos a proporção da cabeça e onde encaixar cada um dos elementos do rosto. Na prática não precisamos marcar tudo isso na hora do esboço. Muitas medidas acabamos fazendo a olho mesmo. Desenhe apenas o círculo e o prolongamento do maxilar, e então marque o eixo que passa na altura dos olhos e o eixo vertical que passa no meio do rosto. Essas duas linhas se cruzam no centro da cabeça e são úteis para orientar o ângulo para onde está virada.
A partir daí é só desenhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário