sábado, 22 de setembro de 2012

Sombreamento e sombras: formas básicas


Você também precisa se perguntar “de onde a fonte de luz vem?” Se a luz está muito acima, menor será a sombra (tente verificar sua sombra à meia-noite) Quanto mais pra baixo estiver a luz, mais longe a sombra vai alcançar. Faça a sombra se encaixar de acordo com fonte de luz.
Outra coisa boa pra se lembrar: qual é a forma do objeto que eu estou dando a sombra? Cada uma das formas na imagem tem um aspecto único. O triângulo tem uma sombra pontuda, a esfera tem uma sombra circular, o cilindro tem uma sombra retangular e o cubo tem uma sombra em forma de “L”. Num ângulo diferente, porém, o cubo vai apresentar uma forma de sombra diferente. Por exemplo, se a luz estivesse de frente para algum dos lados, a sombra iria variar desde quadrada até retangular, dependendo da altura da fonte de luz.
Com isso em mente, você também precisa se lembrar: qual é a forma do objeto onde a sombra está batendo? O exemplo atual tem apenas uma superfície plana onde a sombra bate, mas na maioria das vezes, as sombras de – diga um personagem – vão cair nas pedras ou na água, onde parecerão diferentes, comparadas uma à outra.
Dicas para se manter em mente: 
-Quanto mais escura a sombra, mais brilhosa a fonte de luz.
-A sombra vai ficando mais clara enquanto se afasta do objeto.

Desenhando a sombra
A sombra pega o formato do objeto de onde vem. Se você olhar a imagem exemplo à esquerda, você vai ver várias formas e suas sombras sendo projetadas. Perceba que para fazer a sombra, tudo o que você deve fazer é criar uma forma triangular desde o topo do objeto até o chão e de volta para a base do objeto.
O cubo é um pouco mais complicado por ter dois, às vezes três triângulos a serem desenhados quando está em ângulo.
Desenhando a sombra, eu fiz umas linhas pontilhadas pra indicar o formato da sombra – que tem a mesma forma do objeto basicamente. De novo, você percebe que o cubo projeta sua sombra única. Ele faz uma sombra em formato de “L”.
Fonte de luz e Sombra
A forma da sombra também é afetada pela fonte de luz.
Quando a fonte de luz vem de algum lugar além do Sol, como uma lâmpada, a sombra se alarga de acordo com a distância que está do objeto. Enquanto isso, o Sol projeta uma sombra “direta” que se mantém com a forma do objeto.
Mais de uma fonte de luz 
Uma sombra é feita para cada fonte de luz presente na cena. Se você está dentro de um quarto, por exemplo, e duas luzes estão ligadas, você vai projetar uma sombra para cada uma das lâmpadas (fontes de luz). Isso é mostrado no exemplo à direita.

Resumo
Essas formas básicas que eu mencionei nas páginas anteriores formam a anatomia humana. O circulo, retângulo, triângulo, cilindro e cubo. Os braços são basicamente cilindros, a cabeça é uma oval no topo de um cilindro, e etc. Daí em diante, as sombras são baseadas nessas formas. Claro que é um pouco mais complicado, já que o rosto não é feito apenas por uma forma, mas sim uma combinação delas.

Um comentário: