sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O termo Manga é a forma de denominar no Japão as historias gráficas. Porém, o termo estendeu-se até significar um estilo determinado de desenho, e não já propriamente “comic”.
Esse é o estilo de desenho que vamos tratar no curso.
O Manga ou comic japonês foi herdado diretamente do comic americano, mas evolucionou, desenvolvendo seus critérios distintivos em relação à dinâmica da narração e ao estilo, marcadamente estilizado e convencional nos Manga.
Isso não significa que não haja autores com rasgos próprios, ou que a oferta do comic japonês não seja variada. Mas é difícil isolar algumas características gerais: uma maneira peculiar de deformar a figura ou de expressar emoções.
Costuma-se exagerar todo o emocional: os olhos são desproporcionados, as cabeças grandes em relação aos corpos. As expressões podem chegar a ser caricaturescas para destacar os sentimentos dos personagens.
Costumados a identificar estas características com desenho para crianças, no oeste pode se confundir às vezes estes comics com produtos para a infância, mas na verdade o manga abrange publicações para toda classe de público.
De fato, outra das características do comic japonês é a divisão em gêneros bem delimitados, que têm inclusive uma denominação própria segundo o público, ou seja, se é uma historieta para garotas, garotos, de robots, eróticas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário