terça-feira, 25 de setembro de 2012

O mangá Fantasy se trata de histórias folclóricas, épicas, com seres místicos, magias, terras misteriosas e etc. Geralmente esse tipo de roteiro tem base em jogos de RPG, essas histórias sempre irão ter esse tipo de elemento.


El Hazrd é um grande classico deste estilo de mangá. Hiroki Hayashi

Muitos Fantasy são uma mistura entre Shounen e Shoujo, um exemplo seria Lodoss War que contem os dois estilos de roteiro, às vezes a história entra em um romance entre os personagens e outro momento o roteiro conta emocionantes batalhas épicas.


Lodoss War. historia Ryo Mizuno.

Muitos desses roteiros não são mangás ou animes e sim games, por se basearem em um estilo de jogo (o RPG) os criadores preferem usar essas histórias para fazer jogos os jogos da série Atelier Brand é um exemplo.




Atelier Torori o mais recente da série Atelie Brand tem uma história cheia de assuntos sobre alquimia magia e etc. Apesar de ser um jogo seu roteiro poderia ser usado para um anime ou mangá também. Gust Corp (vou tentar achar o nome do criador)

Em resumo todo roteiro que contem algo místico pode ser considerado um estilo de roteiro Fantasy, não havendo a necessidade de ser uma historia épica, por exemplo, as historias criadas pela Studio Ghibli são como "contos de fadas japoneses" que se passam na maioria das vezes em uma epoca não muito diferente da atual.


Monoke é uma das criações da Studio Ghibli todas as criações deste estudio possuem essa característica.

Na mesma linha temos outro tipo de história, mas que fala sobre ficção cientifica ou Sci-fi, esse tipo de roteiro usa elementos modernos, maquinas, robôs de batalha (também conhecido como mechas*) maquinas futurísticas, tecnologia e etc.



Jehuty é um exemplo de mecha, este personagem pertence ao game Zone of the Enders do mesmo criador de Metal Gear, Hideo Kojima.

Como no roteiro Fantasy você pode encontrar elementos de roteiro Shoujo, Shounen ou ate mesmo Seinen, esses tipos de animes/mangás foram os que mais fizeram sucesso no Japão antigamente até hoje existem muitos fans de Gundam, Evangelion e etc.


Gundam é a série mais conhecida que fala sobre mecha a historia existe desde 1979. Yoshiyuki Tomino

Sobre o traço do roteiro Fantasy, geralmente não existe um padrão de traço para essa historia podemos ver traços simples como em Slayers, traços Shoujo com em Lodoss War A história de Deedlit, ou traços mais bem elaborados como em nos Manhwa (mangá coreano) de Warcraft.

O traço Sci-fi tem um pouco mais de dificuldade que o Fantasy, pois desenhar maquinas requer um bom conhecimento de dimensão, o bom é tentar encontrar os projetos de carros, maquinas e armas na internet.

Fantasy e Sci-fi não tem uma duração padronizada, existem séries enormes e historias que podem ser explicadas em apenas um filme, por isso esse tipo de roteiro é bem livre quanto a isso.

Seria interessante para quem quer escrever um roteiro Fantasy ter um grande conhecimento sobre seres místicos, magia, lendas e tudo mais do assunto, quanto mais você souber sobre o assunto melhor para sua história, não fique preso apenas a obras que fizeram sucesso nos cinemas ocidentais, procure tudo que puder histórias célticas, nórdicas, orientais, tudo só tome cuidado para não cometer alguma gafe geralmente quem gosta desse tipo de história entende bem do assunto.

Quanto o Sci-fi tente aprender sobre assuntos futurísticos, procure filmes que falam do assunto como Back to the Future, Contato e etc. Filmes de ficção científica vão ajudar muito a incrementar o seu roteiro. Procure revistas que falem do assunto.



Considerações finais do capitulo.



Chegamos ao fim dessa primeira parte do curso, essa é a única parte teórica por isso fiz sendo a primeira parte, como disse nos capítulos anteriores mais importantes que desenhar mangá é saber as diferenças entre cada um, assim você terá mais facilidade em direcionar os seus estudos.

Muitos outros estilos não foram comentados nessa parte do curso, mas esses são os principais.

No mangá não existe regras ou lei quanto à história e roteiro, mas, sempre haverá semelhanças entre elas uma delas e talvez a mais importante é: personagens carismáticos.

Dificilmente alguém se esquece de algum personagem de mangá/anime, muitos deles nem tem super poderes, alguns morrem no durante a história, outros nos fazem rir, e às vezes chorar.

Os personagens dos mangás/animes sempre serão assim, com seus defeitos e qualidades, às vezes eles podem ser pessoas comuns como nos, ou às vezes seres quase divinos, mas cheios de sentimentos, bons ou ruins.

Então um grande Mangaka (criador de mangás) não é um sucesso apenas pelo seu traço há muito mais do que “olhos grandes” no mangá, lembre-se disso.

Quando for fazer um personagem ou uma historia tente agradar primeiro você mesmo, se você gostar da história e do personagem talvez tenha outras pessoas que também gostem, mas seja sincero consigo mesmo.

Hoje em dia o mangá cresceu muito e não dá sinais de enfraquecimento, pelo contrario, vejo mais e mais pessoas interessadas no assunto e são pessoas de todas as idades, muitas historias já foram adaptadas (e mal adaptadas me desculpem a sinceridade) para o estilo mangá.

Desejo a todos que lêem este blog sucesso com suas histórias, para ajudar-los em sua saga como Mangaka vou dar uma dica bacana, neste momento tentem imaginar um personagem, pode ser qualquer personagem desde que ele ainda não exista, pronto esse será o seu guia daqui pra frente, sempre que você for estudar algo ele estará por perto lhe dando idéias e falando o que pode ser melhorado ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário