terça-feira, 25 de setembro de 2012

Roteiro Non-sense é literalmente sem sentindo, não há necessidade de ordem, nem mesmo de explicações sobre os fatos, na verdade quanto menos se explicar melhor, um pouco confuso não? Mas é isso mesmo que importa os roteiros sem sentidos são os mais variados possíveis, podem falar de qualquer tema, não importa qual seja, em algumas historias vocês podem encontrar um bando de ninjas que são comandados por uma bola amarela safada e falante (referência a 2X2 Shinobuden), ou pode encontrar um roteiro que fala sobre princesas “monstros” que vieram para terra para aprender a conviver com os humanos (referência a Magical Pokaan).

Magical Pokaan Kenichi Yatani (diretor)

Muitos roteiros non-sense são carregados de fan-service, geralmente fazem isso para atrair mais publico, mas isso não é uma regra.


2x2 Shinobuden Ryoichi Koga

Roteiros non-sense têm o objetivo principal de fazer o leitor rir, às vezes nos damos risadas de coisas idiotas que acontecem, como quando falamos algo sem sentindo e as pessoas em volta passam a imaginar o que acabamos de falar por exemplo. Porém as piadas geralmente não possuem maldade como as que estamos acostumados a ver em nosso país, por isso mesmo não tentem se inspirar nos comediantes nacionais para fazer as piadinhas de suas historias.


Abenobashi Mahou Shoten Gai Satoru Akahori (roteiro)Ryusei Deguchi (arte)

Como o campo do roteiro non-sense é mais livre dentro do mangá o que vale mais é a sua imaginação, mas lembre-se, não é por que você riu da sua própria piada que os outros também irão rir, em resumo fazer o publico rir também é difícil, e se sua piada não for realmente boa quem vai se tornar a piada será você mesmo no final das contas, tome cuidado.



Excel Saga Koushi Rikudou

O mangá de comédia diferente dos non-sense pode ter um pouco mais de sentido e serem menos surrealistas, um mangá de comédia pode falar sobre a vida escolar, como em Azumanga Daioh, ou também pode ser uma comédia romântica como Destino Cativo (que é um Shoujo misturado com comédia), alguns podem falar da tragédia de alguém como em Bem-Vindo a NHK.
 
 
Muitos mangás de comédia têm apelações Ecchi (pervertidas) como em B Gata Kei, que conta a historia de uma menina que perder a virgindade.
A comédia assim como o non-sense é bem livre em seus temas, o importante é que as piadas tenham graça.

Nhk Ni Youkoso (Bem-vindo a NHK) Tatsuhiko Takimoto (Roteiro) Kenji Oiwa(Arte)
Muitos roteiros mangá possuem suas piadinhas características, outros tipos de comédia retratadas no mangá só podem ser entendidos por um japonês, é o que alguns livros chamam de comédia regional, por isso algumas vezes não entendemos essas piadas, piadas regionais são complicadas de ganharem publico e são arriscadas de serem feitas, às vezes você pode esta fazendo piada de algum lugar e isso pode chatear as pessoas que moram lá.
Arakawa Under The Bridge Hikaru Nakamura
Uma dica para não cometer esses erros é simples, tente não fazer piadas que envolvam culturas, filosofias, religiões e etc. Será muito difícil você encontrar nos mangás esse tipo de piada, e geralmente as piadas que mais te fazem rir são aquelas mais simples, como por exemplo, ver a Chio-chan descendo as escadas com cara de emburrada dizendo “ninguém me entende”
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário